terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Microsoft – Conheça um pouco de sua história

Microsoft
Hoje grandes concorrentes no mercado da informática, Microsoft e Apple tem algo em comum na sua fundação: ambas foram criadas por amigos decolégio que compartilhavam sua paixão por computadores. Fundada em1975 por Bill Gates e Paul Allen, a Microsoft inicialmente foi criada paradesenvolver um software em linguagem BASIC para a IBM. Hoje, pouco maisde trinta e cinco anos depois, viu que a empresa poderia ir muito além disso.

Antes mesmo de criar o Windows, seu principal produto, a Microsoft jáatuava de maneira decisiva no mercado de softwares e sistemas operacionaisem 1980. Uma das suas primeiras manobras importantes foi a compra da Q-DOS, desenvolvida pela Seattle Computer Products, que permitiu a Gates esua marca desenvolverem o MS-DOS para ser utilizado em computadores daIBM, parceira desde a sua fundação.

Apesar de inovador, o MS-DOS estava um pouco defasado em relaçãoaos sistemas desenvolvidos pela Apple, de Steve Jobs. Copiando uma ideiadesenvolvida pela Xerox, os sistemas da Apple já dispunham de interfacesgráficas e o recém-descoberto mouse, o que chamou a atenção de Gates e da Microsoft. Era só o início da guerra entre os dois gigantes da informática.

A Era das Janelas. A ideia de interfaces e mouses era algo que encantava Gates. Após firmar umaparceria com a Apple para participar do projeto de um novo computador,o chefão da Microsoft conseguiu copiar toda a interface gráfica do recém-criado Macintosh, utilizando os conhecimentos para a criação e venda de umcomputador similar ao concorrente no Japão. A partir daí, Jobs rompeu aparceria, declarando uma espécie de “guerra fria” da informática.

A primeira arma da Microsoft na guerra foi a criação do Windows 1.0 em1981. Com janelas coloridas, recursos múlti tarefas e acessórios para mouse, aprimeira versão do consagrado sistema operacional tinha algumas limitações, mas apresentava importantes aplicações como calculadora, calendário, relógio,jogos e Paint. Em 1987, após a compra do PowerPoint e do Excel, foi a vezde a Microsoft criar o Windows 2.0, com recursos gráficos melhorados emrelação à versão anterior, além da inclusão de programas como o MS Word eo próprio MS Excel.

Com o sucesso do Windows, o sistema operacional passou a ser o grandechefe da Microsoft em anos posteriores. Da versão 3.0, passando pelasversões 3.1, 95, 98, ME, XP, Vista e 7, várias melhorias foram incorporadasao sistema, que é líder em vendas em todo o mundo. Além dele, a empresatambém passou a desenvolver outros produtos como os softwares Office,Windows Live e Internet Explorer, além de consoles para games como o Xbox .

Nenhum comentário:

Postar um comentário