Feeds, em inglês (para o que nos interessa) “alimentador”, são listas de atualizações publicadas por sites e blogs quando existem novos conteúdos postados, ou seja, cada vez que uma informação é inserida em um site ou um post é criado em um blog, o feed é atualizado, gerando um link direto para o conteúdo em questão. Através de um RSS (Rich Site Sumary) esse conteúdo é distribuído para os assinantes, que podem escolher acessar via agregador ou simplesmente por leitores de notícias.
Com o avanço da tecnologia e a escassez de tempo para absorção de tanta informação, o Feed RSS tornou-se um grande aliado dos usuários de internet, já que possibilita a armazenagem e categorização de todo o conteúdo selecionado. Hoje, ao invés de acessar dezenas de sites e blogs para manter-se atualizado, com um clique é possível saber as principais manchetes do Brasil e do Mundo, provando mais uma vez que tecnologia não tem limites.
Para quem pretende usar um agregador de Feeds online, uma dica é o Google Reader. O serviço exibe as atualizações da mesma maneira que faz com os e-mails, facilitando a usabilidade do usuário, para isso, basta estar em um local com acesso à internet. Já os serviços offlines são mais rápidos e possuem mais recursos, porém, o acesso é restrito à máquina na qual ele foi configurado.
Usar um serviço de Feed RSS para manter-se informado tem ainda a vantagem de não ser necessário enviar um e-mail para o canal distribuidor, seja um site ou blog. Dessa maneira, a privacidade do usuário é respeitada, já que praticamente zera a possibilidade de envio de mensagens indesejadas e spam. Os Feeds também estão substituindo as tradicionais newsletters. Nesse caso, tanto o usuário quanto o proprietário do site têm vantagem, já que a cada atualização do site o Feed também é atualizado, eliminando o trabalho de montar manualmente o e-mail e a eventual demora no disparo da informação.
Confira algumas vantagens de se usar um Feed RSS:
- Velocidade no acesso à informação;
- Opção de agrupamento de assuntos de interesse;
- Acesso online ou offline;
- Ferramentas exclusivas para disparo e leitura;
- Manutenção da privacidade do usuário;
- Envio do conteúdo atualizado para o usuário de forma instantânea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário