terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Feed Rss – Você sabe o que é um Feed RSS?

Feed Rss

Feeds, em inglês (para o que nos interessa) “alimentador”, são listas de atualizações publicadas por sites e blogs quando existem novos conteúdos postados, ou seja, cada vez que uma informação é inserida em um site ou um post é criado em um blog, o feed é atualizado, gerando um link direto para o conteúdo em questão. Através de um RSS (Rich Site Sumary) esse conteúdo é distribuído para os assinantes, que podem escolher acessar via agregador ou simplesmente por leitores de notícias.

Com o avanço da tecnologia e a escassez de tempo para absorção de tanta informação, o Feed RSS tornou-se um grande aliado dos usuários de internet, já que possibilita a armazenagem e categorização de todo o conteúdo selecionado. Hoje, ao invés de acessar dezenas de sites e blogs para manter-se atualizado, com um clique é possível saber as principais manchetes do Brasil e do Mundo, provando mais uma vez que tecnologia não tem limites.

Para quem pretende usar um agregador de Feeds online, uma dica é o Google Reader. O serviço exibe as atualizações da mesma maneira que faz com os e-mails, facilitando a usabilidade do usuário, para isso, basta estar em um local com acesso à internet. Já os serviços offlines são mais rápidos e possuem mais recursos, porém, o acesso é restrito à máquina na qual ele foi configurado.

Usar um serviço de Feed RSS para manter-se informado tem ainda a vantagem de não ser necessário enviar um e-mail para o canal distribuidor, seja um site ou blog. Dessa maneira, a privacidade do usuário é respeitada, já que praticamente zera a possibilidade de envio de mensagens indesejadas e spam. Os Feeds também estão substituindo as tradicionais newsletters. Nesse caso, tanto o usuário quanto o proprietário do site têm vantagem, já que a cada atualização do site o Feed também é atualizado, eliminando o trabalho de montar manualmente o e-mail e a eventual demora no disparo da informação.



Confira algumas vantagens de se usar um Feed RSS:


- Velocidade no acesso à informação;

- Opção de agrupamento de assuntos de interesse;

- Acesso online ou offline;

- Ferramentas exclusivas para disparo e leitura;

- Manutenção da privacidade do usuário;

- Envio do conteúdo atualizado para o usuário de forma instantânea.



Nenhum comentário:

Postar um comentário